Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunas e professor do Campus Tucuruí apresentam trabalhos no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

  • Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 12h46
  • Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2017, 09h41
  • Acessos: 292

No período de 30 de julho a 04 de agosto, o IFPA/Campus Tucuruí participou do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, que neste ano abordou o tema "Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades". O evento aconteceu em Belém (Pará) e contou com apresentação de trabalhos do professor Msc. Rodrigo da Silva Maia e das alunas Juliana Dias e Jonaia, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, apresentando 5 trabalhos no total, tendo a participação de outros 6 estudantes na produção dos estudos.
Nas apresentações, as alunas e o professor Rodrigo explicaram sobre a relação harmônica entre fungos e plantas, em que esses seres vivos contribuem um com o outro, trocando benefícios para as suas sobrevivências. Essa interação é chamada de "relação simbiótica" e teve como objeto de estudo espécies importantes para o ecossistema amazônico, como o Amarelão, o Cedro e Ucuúba, as quais se encontram ameaçadas de extinção, "assim como outras espécies vegetais de importância econômica, como o Jatobá e o morototó, todas localizadas na Ilha de Germolasma, em frente à UHE de Tucuruí", afirma Rodrigo.
Segundo o professor, esse estudo possibilitará resultados práticos em relação ao meio ambiente. "As micorrizas ajudam as plantas a aumentarem a superfície de absorção de nutrientes e água no solo e, assim, melhoram o desenvolvimento da planta. O estudo dessa relação simbiótica fungo-planta em condições de campo, que é o que fazemos, é essencial para poder usar as técnicas de inoculação [injeção] de micorrizas em mudas dessas espécies de plantas em programas de reflorestamento, regeneração e preservação na Amazônia", explica.

 

Texto: Maurício Sousa - IFPA/Campus Tucuruí.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página