Assistência Estudantil no Câmpus Tucuruí do IFPA

Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2015, 11h55 | Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2015, 12h26 | Acessos: 2104

A Política de Assistência ao Estudante é um conjunto de princípios e diretrizes que orienta a elaboração e implementação de ações visando o êxito dos discentes e que garantam o acesso, permanência e conclusão de curso dos estudantes, com vistas à inclusão social, formação plena, produção do conhecimento e melhoria do desempenho acadêmico. Os critérios de seleção dos estudantes levam em conta o perfil socioeconômico dos alunos, além de critérios estabelecidos de acordo com a realidade de cada instituição.

No âmbito do IFPA, A Política de Assistência Estudantil foi regulamentada pelo Conselho Superior em 4 de dezembro de 2012, com os seguintes objetivos:

I) Democratizar as ações de inclusão e permanência dos estudantes no IFPA;

II) Proporcionar condições de igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas;

III) Proporcionar aos estudantes com necessidades educativas específicas as condições necessárias para o seu desenvolvimento acadêmico, conforme legislação vigente;

IV) Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, minimizando a reprovação e evasão escolar;

V) Proporcionar aos discentes a permanência e o êxito no percurso educacional por meio de práticas sociais que reduzam os efeitos das desigualdades sociais e econômicas durante o processo formativo;

VI) Promover e ampliar a formação dos estudantes para o mundo do trabalho e para a vida;

VII) Promover e ampliar a formação integral dos estudantes, estimulando e desenvolvendo a criatividade, a reflexão crítica, as atividades e os intercâmbios cultural, esportivo, artístico, político, científico e tecnológico.

Auxílios ofertados pelo Campus Tucuruí a partir de critérios socioeconômicos:

Transporte: Concessão de auxílio financeiro mensal, variável de acordo com o número de dias letivos / mês e custo da passagem estudantil vigente de Tucuruí ou Breu Branco, para alunos que necessitem desse benefício para realizar o trajeto residência- Câmpus Tucuruí- residência.

Moradia: Concessão de auxílio financeiro, fixo e mensal para contribuir com despesas mensais referentes à moradia, de alunos oriundos de outros municípios e/ou que seja natural de Tucuruí, mas não possui vínculo familiar.

Creche: Concessão de auxílio financeiro, fixo e mensal para estudantes, com filho (s) ou criança(s) de até 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses sob sua tutela legal, para auxílio nas despesas com a(s) criança(s).

Óculos de grau: Concessão de auxílio financeiro fixo e anual, para auxílio na aquisição de lentes e/ou armação de óculos de grau.

Bolsa Auxílio ao Educando do PROEJA: concessão de auxílio financeiro fixo e mensal, para complementação do custeio de despesas com os estudos, para alunos matriculados na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.

Bolsa Estudante-Atleta: Concessão de auxílio financeiro, fixo e mensal, para o treinamento esportivo de alunos em modalidades coletivas ou individuais, selecionados pelos Professores de Educação Física do Campus Tucuruí, visando a inclusão destes em equipes oficiais de desportos nos Câmpus do IFPA.

Legislação:

DECRETO Nº 7.234, DE 19 DE JULHO DE 2010.

RESOLUÇÃO N° 134/2012-CONSUP DE 04 DE DEZEMBRO DE 2012.