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Regras para a submissão de resumos

1.1. Poderão ser submetidos à avaliação: resumos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de casos ou experiências da área das Ciências Biológicas e/ou áreas afins.

1.2. A data limite para a submissão dos trabalhos será o dia 15 de julho de 2017.

1.3. É obrigatório que o autor-apresentador realize a sua inscrição no evento para poder submeter seu trabalho em forma de resumo à avaliação. O autor/apresentador poderá submeter até dois resumos. Os resumos serão avaliados pela comissão científica da BioTuc 2017 e apenas os que obtiverem a carta de aceite (que será enviada por e-mail) serão programados para apresentação em forma de pôster ou oralmente, como determinado pela comissão científica.

1.4. Os resumos serão recusados em qualquer um dos casos listados: (i) erros gramaticais, ortográficos ou de digitação graves; (ii) resultados preliminares, fragmentados, inconclusivos ou já publicados; (iii) projetos de pesquisa; (iv) parecer de recusa quanto ao mérito; e (v) ausência de autorização legal para execução da pesquisa.

1.5. O autor-apresentador que fizer a submissão é o responsável legal pelo seu conteúdo. Portanto, poderá responder em casos de plágio, manipulação de dados, inexistência de licenças e/ou autorizações dos comitês de ética ou órgãos ambientais, etc. Algumas informações adicionais podem ser solicitadas pelos nossos avaliadores.

1.6. Os resumos devem ser estar de acordo com as seguintes regras:

I. Folha A4, entrelinhas simples, fonte Arial ou Times New Roman 12, justificado.

II. O trabalho deverá conter os seguintes campos: Título do trabalho, Nome dos autores com instituição (o nome do autor-apresentador deverá estar sublinhado), o Resumo propriamente dito (introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão – máximo de 2500 caracteres com espaço), Palavras-chave e Apoio financeiro.

III. Todos os trabalhos devem ser enviados em formato *.doc ou *.docx e submetidos no site tucurui.ifpa.edu.br/biotuc.

1.7. Todos os pôsteres e apresentações orais ocorrerão no dia 01 de setembro de 2017, no período da tarde. Os três melhores trabalhos serão premiados com certificados e serão anunciados durante a festa de finalização do evento.

1.8. Os pôsteres dos trabalhos aprovados para este tipo de apresentação devem ter as dimensões aproximadas de 90 cm de largura por 100 a 120 cm de comprimento. Devem conter a logo da BioTuc 2017 na parte superior direita.  Poderão ser adicionadas informações não contidas no resumo, mas não poderão alterar a essência do trabalho aprovado. Recomenda-se uma fonte grande o suficiente (Arial, Times New Roman ou Calibri) para que todos possam ler confortavelmente de uma pequena distância.

1.9. As apresentações orais dos trabalhos aprovados para este tipo de apresentação devem ser preparadas para um projetor multimídia nos formatos *.pptx, *.pdf ou formatos compatíveis, sendo o autor-apresentador o único responsável pela compatibilidade. Todos os slides devem conter a logo do evento. As apresentações não devem ultrapassar 15 minutos.

1.10. Ao submeter um trabalho na BioTuc 2017, o participante aceita tacitamente todas as regras contidas na sessão “Submissão de resumos”.

1.11. A comissão central organizadora do evento reserva-se o direito de dirimir questões não previstas.

Modelo de Resumo para BioTuc 2017

 Formulário para submissão do resumo

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